Caso deseje utilizar o seguro do cartão de crédito, informe-se anteriormente sobre todos os direitos do segurado, qual o valor da cobertura, o tipo de seguro (se é seguro ou assistência) e os números de contato para atendimento. É importante olhar atentamente as cláusulas do contrato para não ter surpresas na viagem. Várias operadoras de cartão oferecem o contrato no site da empresa. Se não encontrar no site da sua operadora, entre em contato por telefone e solicite os detalhes por email.
5 - Em caso de extravio, roubo, furto, dano ou destruição da bagagem, você possui direito à indenização, que será calculada exclusivamente pelo peso registrado (não importando qualquer alegação sobre o valor do seu conteúdo).                                                                             *O valor pago segue o limite do capital segurado, desde que comprovado que a bagagem estava sob responsabilidade da companhia transportadora (através de Relatório de Irregularidade de Bagagem ou registro em órgão policial competente). Serão deduzidos os valores pagos pela companhia transportadora.
Os seguros de viagem podem ser contratados em empresas especializadas em seguro, no próprio banco do viajante, diretamente com a companhia aérea escolhida para a viagem, no site onde a compra da passagem foi realizada, em agências de turismo ou nas operadoras de cartão de crédito. Quase todos os serviços podem ser contratados diretamente no site das empresas, sem burocracia e com muita agilidade.

A próxima vez que estiver em frente ao computador para comprar um bilhete de avião e não souber em que companhias aéreas pesquisar, talvez este índice dê uma ajuda. A AirlineRatings.com anunciou as 20 empresas mais seguras para viajar de avião em 2018, que vão da Nova Zelândia à Finlândia. De acordo com o website, especializado em rankings de segurança e produtos de aviação, estas são as companhias mais seguras para comprar bilhete este ano: Air New Zealand, Alaska Airlines, All Nippon Airways, British Airways, Cathay Pacific Airways, Emirates, Etihad Airways, EVA Air, Finnair, Hawaiian Airlines, Japan Airlines, KLM, Lufthansa, Qantas, Royal Jordanian Airlines, Scandinavian Airline System, Singapore Airlines, Swiss, Virgin Atlantic e Virgin Australia.
O seguro viagem prevê que o viajante pague todas as despesas médicas do próprio bolso e depois solicite o reembolso à seguradora (dentro dos limites de valores estabelecidos em contrato). Para isso, será necessário apresentar comprovantes de despesas médicas, laudos, notas fiscais e tudo mais que possa confirma o atendimento. É burocrático e pode trazer muita dor de cabeça. A vantagem é o viajantes poder escolher qualquer lugar para ser atendido, independente de fazer parte da rede conveniada do seguro. 
Você chegou no seu destino, mas a bagagem não, e agora? Simples, se você usufruir do Seguro Viagem Vital Card, ligue para nossa central de atendimento e eles irão lhe orientar como prosseguir da melhor maneira, e sabe qual é a melhor parte? Você não precisa ligar de hora em hora para a companhia aérea perguntando se já localizaram a bagagem. Nossa central de atendimento estará fazendo isso por você, e estará coordenando a entrega da sua bagagem. A central também manterá contato com você durante todo o processo, lhe mantendo tranquilo e informado.
Devido à falta de recursos financeiros, nos anos 1980, a Alaska Airlines estendeu de forma absurda o número de horas em que os técnicos, deveriam fazer reparos. Nesta tentativa de poupar milhares de dólares e manter equilibrada a balança econômica da companhia, a Alaska Airlines ainda dobrou o número de horas de cada voo, fazendo com que os aviões fossem exigidos para mais do que conseguissem voar com a manutenção adquirida. Nestas condições, ocorreu um dos piores acidentes da história da aviação, o Voo Alaska Airlines 261.
×